segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Freelancer - "Investe as tuas qualidades."


O Freelancer trabalha por conta própria. É ele que define horários e tarefas a cumprir na área profissional que escolheu.

Os tempos atuais são de mudança de mentalidades. Tem de se pensar a longo prazo, ter visão de futuro, analisar as qualidades pessoais e investir nelas. 
A época do emprego garantido depois do curso superior e por toda a vida acabou. As carreiras profissionais são multifacetadas. Muitas delas têm a forma de autoemprego.

Dicas para o autoemprego

     Ao perspetivar um emprego, hoje é preciso equacionar a hipótese de lançar-se num novo negócio e, para isso, criar uma empresa própria. Mas antes de pôr mãos à obra, é preciso pensar bem. Há passos a seguir que são obrigatórios e há alguns erros que se devem evitar.

1- Fortalece os talentos pessoais

     Os teus talentos - ou habilidades - são as tuas capacidades naturais. É o que te faz trabalhar com paixão numa determinada área, seja num emprego, seja como passatempo. E os talentos são desenvolvidos com o estudo constante. Quanto mais se sabe, tanto melhor é a prática.

2- Avalia bem o mercado

     Depois de analisares as tuas competências pessoais, precisas de estudar todos os aspetos do negócio que pretendes montar. Vais ser investidor e gestor, por isso, tens de conhecer bem as necessidades do mercado, para saber se há espaço para o teu produto ou serviço; precisas de conhecer os clientes (consoante o número de clientes, terás de investir mais ou menos dinheiro, os lucros serão maiores ou menores, e tens de saber gerir o tempo e os materiais); tens de entender os concorrentes, não para os temer, mas para seres diferente deles, etc. Um erro grave é lançares-te num negócio só por gosto pessoal, atirares-te às escuras, como se costuma dizer.

3- Cria uma marca própria

    Escolhe um nome e um desenho originais - o logótipo - para o produto ou tarefa que pretendes oferecer ao público. Quanto mais apelativo e único for o teu logótipo, mais garantias tens de atrair e conquistar clientes. E a regra de ouro é oferecer algo único que leve os clientes a preferir o teu produto ou serviço. A tua oferta diferenciadora é um aspeto essencial para o êxito.

4- Conquista a confiança

    Depois de atraíres clientes, precisas de conquistar a confiança deles. E mesmo depois de os clientes aderirem à tua oferta, é necessário não defraudar. Para isso, prepara e mostra um portefólio profissional com exemplos de trabalhos que já desenvolveste e de ideias que tens em mente. Mostra apenas o melhor que tens, e, sobretudo, expõe o que atesta todas as tuas capacidades.

5- Garante os recursos financeiros

    Em tempo de crise, não é fácil obter crédito nas instituições bancárias. Mas se a ideia for boa e consistente, haverá sempre quem assegure o investimento inicial de constituição da empresa e de aquisição de produtos, assim como o financiamento do crescimento, da renovação e expansão do negócio, caso seja necessário.
    O ideal é o negócio ser lucrativo, ao ponto de oferecer garantias de poder saldar, a curto prazo, as dívidas passadas e ir gerindo a contratação de novos créditos para o expandir.

6- Apoia-te numa equipa multidisciplinar

    Apesar de ser um negócio por conta própria, que até podes desenvolver sozinho(a), precisas de profissionais de outras áreas para teres êxito. Os pareceres de economistas, marketeers, por exemplo, são muito importantes, além do apoio da publicidade e dos meios de comunicação social para dar visibilidade. Tentar fazer tudo sozinho é que é um erro e não resultará. Também poderá ser útil arranjar parceiros que completem as tuas lacunas.

7- Cria o teu escritório/ lugar de trabalho

    O Freelancer pode ter o mundo inteiro como local de trabalho, graças à Internet. Mas o escritório poderá montá-lo em casa ou num local público, como uma esplanada, uma biblioteca, etc. 
    O que é fundamental é que seja eficiente. Porque é necessário ser fiel à agenda de compromissos a cumprir e aos horários de trabalho, e estar sempre disponível para ser contactado pelos clientes.

8- Sê Profissional

    Sê honesto e transparente com os teus clientes. Basta uma mentira, uma fraude, para perderes a confiança. E essa tardará a ser reconquistada, ou nunca chegará a sê-lo.

9- Tem muita resiliência

    Vais encontrar dificuldades várias: comerciais, financeiras, logísticas, pessoais, relacionadas com os parceiros e os amigos... Então, é essencial que tenhas capacidade para resistir à frustração e não desistir. Acredita, esforça-te e dedica-te, e vencerás. Mune-te de capacidade de adaptação rápida às mudanças e aos imprevistos, porque haverá circunstâncias inesperadas que te apanharão desprevenido.
    O mercado é dinâmico. Deves ser flexível e agir rapidamente para encontrar uma nova fórmula de negócio. E pensar sempre em grande.

10- Sê rico em entusiasmo

   Para manter um negócio e vender, é preciso ser convincente e ter entusiasmo. Por vezes, é mais importante estar motivado e motivar do que ter muitos recursos financeiros. E o entusiasmo leva-te também a ser generoso, a ser solidário com os que estão numa situação de fragilidade na vida.

Oferece algo único. 
As tuas habilidades fazem-te trabalhar 
com paixão!

Fonte: Revista Audácia (Julho/Agosto 2012 nº 498)

Sem comentários:

Enviar um comentário