sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

As profissões que mais levam à depressão



     Alguns trabalhos podem levar mais à depressão do que outros. A revista ‘Health Magazine’ compilou uma lista com as dez profissões que, no espaço de apenas um ano, podem levar os seus profissionais a este transtorno psiquiátrico. Mas tenha calma: isto não significa que o melhor é desistir do sonho de trabalhar na área da saúde ou de ser professor. Tem que ter apenas cuidado.

   “Existem determinados aspectos de qualquer trabalho que podem contribuir para uma depressão”, explica Deborah Legge, especialista na área da saúde mental em Buffalo (EUA). “Pessoas com trabalhos altamente stressantes conseguem obviamente controlar a situação se cuidarem de si mesmos e encontrarem a ajuda que precisam.”


 1º Lugar: Enfermeiro particular

     Em primeiro lugar na lista estão os enfermeiros particulares. Segundo a revista ‘Health Magazine’, cerca de 11% dos profissionais desta área tiveram uma depressão no ano anterior.

    O dia normal de um enfermeiro particular inclui alimentar os seus doentes, mudar-lhes a fralda, dar-lhes banho e incentivá-los a lutarem para sobreviver. São psicólogos, terapeutas e enfermeiros, tudo ao mesmo tempo. A juntar a tudo isto, têm que lidar diariamente com o sofrimento e com a morte. 
 
 2º Lugar: Empregado de mesa

     Geralmente mal pagos, os empregados de mesa passam o dia inteiro a andar de um lado para o outro, têm que lidar com todo o tipo de frustrações das pessoas que servem, e nem sempre conseguem lidar emocionalmente com a pressão horária e a exigência do trabalho. 

 
3º Lugar: Assistentes Sociais

    Eles lidam com abusos de crianças ou famílias disfuncionais que atravessam situações imagináveis. O trabalho é stressante, nunca chega ao fim, e a solução para o problema muitas das vezes é posta em causa devido à enorme burocracia com que eles têm que trabalhar.

    A juntar a tudo isto, nem sempre é fácil para um assistente social chegar a casa e desligar do trabalho, depois de um dia inteiro a lidar com situações emocionalmente desgastantes. 

 4º Lugar: Profissionais na área da saúde

    Isto inclui médicos, terapeutas, enfermeiros e outros profissionais que geralmente têm que se dedicar a cem por cento aos outros, sem ficarem com tempo suficiente para cuidar de si próprios. Os horários são irregulares, muitas das vezes excessivos, e os níveis de stresse são muito elevados – principalmente quando têm nas suas mãos a vida de outras pessoas.


 
5º Lugar: Artistas, apresentadores e escritores

    Estas profissões podem trazer salários irregulares, um horário de trabalho incerto e até levar a um certo isolamento. As pessoas criativas têm à partida uma maior tendência para desenvolverem perturbações do humor: cerca de 9% admitiu ter tido uma grande depressão no ano anterior.


 
6º Lugar: Professores

    As exigências que são impostas aos professores são cada vez mais avassaladoras. Para além da dificuldade de trabalhar com crianças e adolescentes, são obrigados muitas das vezes a ficarem até tarde na escola ou a levarem trabalho para casa.

   “Existem pressões que advêm de muitas audiências diferentes – das crianças, dos pais, das escolas que tentam manter os padrões de exigência”, explica Christopher Willard, psicólogo clínico na Universidade de Tufts. “Isto pode dificultar o trabalho dos professores e a capacidade de estes se lembrarem a razão porque começaram a trabalhar naquela área.”

 7º Lugar: Apoio administrativo

    As pessoas que trabalham na área do apoio administrativo estão frequentemente na linha da frente, a receberem ordens de todas as direcções. Ao mesmo tempo, elas estão também na base da pirâmide hierárquica. Têm dias imprevisíveis, e nem sempre são valorizadas pelo trabalho que têm a assegurar que toda a gente acima delas tem a vida facilitada. 

 8º Lugar: Trabalhadores de manutenção

    Quem é que gostaria de ser chamado apenas quando as coisas estão a correr mal? É isso que acontece na vida de uma pessoa que trabalha na área da manutenção. Quando um cano rebenta, a electricidade falha ou a campainha do prédio está avariada, a função deles é resolver o assunto o mais rapidamente possível. Têm que trabalhar várias horas seguidas, andar sempre de um lado para o outro e os turnos prologam-se muitas vezes pela noite dentro. 

 9º Lugar: Consultores financeiros e contabilistas

   Numa palavra, stresse. A maioria das pessoas que trabalha nesta área está sujeita a níveis de stresse elevados, o que pode despoletar ou agravar uma depressão. “Há tanta responsabilidade pelas finanças dos outros, e nenhum controlo do mercado”, explica Deborah Legge. “Há culpa envolvida, e quando os clientes estão a perder dinheiro, muito provavelmente têm pessoas a gritar-lhes com regularidade.” 

 10º Lugar: Vendedores

    As pessoas que trabalham na área das vendas têm grande probabilidade de sofrer de depressão. O dinheiro é uma das explicações para este fenómeno: uma vez que muitos vendedores trabalham à comissão, a instabilidade de não saber quando vão receber o seu próximo salário pode levar os trabalhadores a um transtorno depressivo.

Fonte: http://www.sabado.pt//Multimedia/FOTOS/-span--b-Sociedade-b---span--%281%29/Fotogaleria-%28548%29.aspx?id=532054

Por Marta Gonçalves Miranda 
27-10-2012

1 comentário:

  1. O problema é que as coisas tendem a pior, agravando cada vez mais estas situações!

    ResponderEliminar