quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Reportagem - Base das Lajes: O Drama Social Depois Do Adeus Americano

 Clique na imagem para ver a reportagem - "Base das Lajes: O Drama Social Depois Do Adeus Americano"

                                                                                                         fonte: in concreto

     A Base Aérea nº 4 (BA 4) foi criada na Segunda Guerra Mundial, e o seu desenvolvimento e importância deveu-se ao posicionamento dos Açores, estratégia dos Estados Unidos, que permitia o rápido acesso à Europa, Ásia e ao Médio Oriente, favorecendo-lhes como potência político-militar.

   No entanto, esta estratégia não privilegiou apenas os americanos, tendo a Ilha Terceira beneficiado imenso com o desenvolvimento da base aérea. Grande parte da ilha conseguiu um emprego, os americanos interessaram-se pela ilha e acabaram por a povoar, a ilha adaptou-se à presença dos americanos e os americanos afeiçoaram-se à Terceira. Isto fez progredir a ilha em termos económicos, culturais e sociais.

   Eu, desde cedo, convivi de perto com os americanos, o meu pai é trabalhador da base há mais de 30 anos, e quando nasci, compravam-me roupa, comida, fraldas, etc, material americano por ser mais barato. Vejam só, que quando era pequena, era confundida com uma criança americana, pois mais do que uma pessoa perguntou à minha mãe se era minha baby-sitter.
  
   Ainda hoje, sou uma adita pelo material americano. Não vivo sem os chocolates butterfinger's, reese's, m&m's, sem os sacos enormes de aperitivos, as sapatilhas de marca a um preço estupendo, sem a peanut butter, sem os perfumes, cremes, maquilhagem, etc, etc, uma lista sem fim.

   É visível nos dias de hoje, a cultura americana entranhada na cultura terceirense. Comemora-se o halloween, as pessoas decoram as suas casas, as crianças vão às casas americanas pedir o trick or treat, também se fazem as baby shower's, festa surpresa para a futura mamãe, onde os familiares comemoram a chegada de uma criança e presenteiam os futuros papás.
  
   Como podemos ver, a presença americana na Ilha Terceira não é apenas uma presença politico-militar, é também económica, cultural e acima de tudo social.

   Com a crise instaurada e com o abandono americano a Terceira vai ressentir-se e muito, esperemos que isto não dê uma volta de 360º e venhamos a viver a miséria e o sofrimento dos nossos avós nos anos 80/90.


Cquote1.svg A moda da gasolina / Secou o trigo do chão / 
                            Fez das Lajes um terreiro, / Oh! Que dor de coração! Cquote2.svg
Vitorino Nemésio, Festa Redonda.

Sem comentários:

Enviar um comentário